Relação entre currículo e entrevista

Bysutradi

Relação entre currículo e entrevista

O currículo (seja na forma de um documento ou em sites especializados) é o cartão de visitas do profissional, que contém as principais informações sobre sua vida educacional e profissional.

É com ele que um profissional passa sua experiência para o mercado de trabalho no primeiro contato com novas empresas e seus departamentos de recrutamento.

Claro que um bom currículo pode impressionar se contiver várias passagens em empresas renomadas, com projetos grandes e desafiadores.

Demonstrar experiência, seja de forma escrita ou falada, é uma habilidade que nem todas as pessoas, infelizmente, possuem.

Se você tem alguma dúvida de como fazer um bom currículo, procure se orientar em fontes de informações confiáveis e que retornam a este assunto constantemente. Sugiro começar, por exemplo, pelo site/revista Você/SA (revista mensal que sempre possui tópicos relacionados a como se comportar em uma entrevista).

Relação entre currículo e entrevista

Uma vez que você tenha a pretensão de ingressar em uma nova empresa e é chamado para as entrevistas (com RH, especialistas, gerentes, etc), durante a conversa, procure ser o mais coerente possível com tudo aquilo que apresentou em seu currículo.

Se no currículo você mencionar que possui “profundos conhecimentos” em alguma coisa, demonstre realmente que possui tal conhecimento.

Deixar transparecer ou até mesmo afirmar, quando questionado, que não possui a experiência referida em determinado item no currículo (que mencionou possuir “profundos conhecimentos”) pode afundar suas chances de conquistar a vaga nesta empresa.

Se estiver almejando uma vaga que requer conhecimentos técnicos atualizados, você pode suprimir em seu currículo itens ultrapassados usados a mais de 3 ou 5 anos que não estejam mais sendo usados no mercado ou não requeridos pela vaga em questão.

Sintetizar o currículo é uma arte. Currículos com mais de 8 páginas (que vi hoje) podem não expressar de forma rápida e eficaz sua experiência.

#ficadica

About the Author

sutradi administrator

Leave a Reply