Pair Programming Ágil funciona

Bysutradi

Pair Programming Ágil funciona

Pair Programming é uma técnica de desenvolvimento de software ágil onde 2 profissionais trabalham em uma mesma estação de trabalho, onde um codifica e o outro observa/orienta/interage, por um tempo até que troquem os papéis [fonte].

Muito bem na teoria. Mas na prática, dificilmente vemos esta técnica aplicada nas empresas. Um dos principais motivos seria o custo. Afinal, temos um mercado cada vez mais globalizado (com concorrência feroz) e as empresas cada vez mais otimizando seus custos.

Nos dias atuais, não vejo brecha para que esta técnica seja aplicada em larga escala pelas consultorias de TI.

Porém, vejo com bons olhos equipes que possuem a seguinte regra: se um profisisonal se deparar com um problema e em até 2h (ou perto disso) o problema não for resolvido, que a Pair Programming seja “instaurada” com um profissional de mesmo nível (ou superior) para otimizar a solução.

Entre 2004 e 2006 participei de um projeto onde nossa equipe (4 profissionais) tinha esta regra. E foi um sucesso. Entregávamos resultados muito rapidamente para nosso cliente e com pouquíssimas falhas.

Neste ano, já participando de um novo desafio, propus isso para uma equipe depois que constatei que o profissional, após vir conversar comigo para auxílio na solução, estava há quase 2 dias com a atividade no mesmo ponto, sem solução. Depois do envolvimento, resolvemos em 3h e garantimos a continuidade de suas tarefas.

Em certos casos vale MUITO o uso desta técnica e é facilmente justificada perante os gestores.

About the Author

sutradi administrator

1 Comment so far

Diogo SouzaPosted on  2:31 pm - Abr 29, 2013

É, funciona mesmo.. Na empresa que trabalhava usávamos apenas para as tarefas de complexidade alta, e, de fato, economizávamos muito tempo. 🙂

Bom artigo, parabéns!

Leave a Reply