JUDCon2013: Brazil – JBoss AS (WildFly) na veia

Bysutradi

JUDCon2013: Brazil – JBoss AS (WildFly) na veia

Neste mês de Abril, dias 19 e 20, estive presente na JUDCon2013:Brazil, primeiro evento da Red Hat na América Latina sobre tecnologias da JBoss.

O primeiro dia distribuía palestras em 5 auditórios, o que acabou sendo um pouco frustante por não conseguir participar de algunas palestras interessantes.

Procurei participar de palestras mais práticas para melhor absorção de informações, já que minha intenção era assimilar maiores detalhes sobre o JBoss AS. Com isso, duas palestras foram fundamentais:

– Clustering for High Availability (HA) with JBoss AS 7 (Sergio Fantin);
– AS7, Domain Models, Cloud and how can I be on-demand? (Samuel Tauil, Bruno Rossetto Machado )

JUDCon_HA

O Sergio Fantin apresentou rapidamente alguns conceitos sobre JBoss AS, como sua execução em modo Standalone (único profile) ou Domain. Sua Demo continua 2 VMs com HTTP executando em mod_cluster. Me chamou a atenção a simplicidade da interface do console de administração do JBoss e a rapidez com que os profiles são parados/iniciados.

A palestra do Samuel/Bruno acabou complementando a palestra do Sergio. Apesar do título da paletra mencionar cloud, pouco falaram a respeito. Porém, deram mais detalhes técnicos sobre o JBoss. Detalhes sobre os profiles disponíveis:

– default

Subsistemas comumente carregados: logging, configadmin, datasources, ee, ejb3, infinispan, mail, jaxrs, jca, jdr, jmx, jpa, mail, naming, osji, pojo, remoting, resource-adapters, sar, security, threads, transactions, web, webservices and weld;

– ha (Alta disponibilidade)

default + jgroups e modcluster

– full

default + messaging (HornetQ), cmp, jacorb, jaxr, jsr77

– full-ha

full + jgroups e modcluster

Falaram sobre Server Groups (diferente de cluster), configuração de Domais (com Domain Controller : master/slave) e apresentaram uma topologia continua em cliente brasileiro (não mencionaram). Vejam a imagem.

JUDCon_AS-ArchitectureExample
E qual a diferença entre o JBoss AS 7 e o JBoss EAP 6? Tecnicamente, nenhuma. A questão é sobre a subscrição da Red Hat, onde no EAP ela garante suporte e atualizações. Inclusive, comentaram que ele já viu cliente usando o JBoss AS 7 em Produção (com ambiente estável).

Estas duas palestras foram excelentes.

About the Author

sutradi administrator

2 Comments so far

Sérgio FantinPosted on  7:14 pm - Ago 10, 2013

Olá Fábio,

obrigado pela menção.

Abraços


Sérgio Fantin
serjaum.wordpress.com

Leave a Reply