Gamifique seu negócio

Bysutradi

Gamifique seu negócio

Há algum tempo venho ouvindo sobre o assunto Gamificação (Gamification) aqui e ali. Recentemente, resolvi conhecer um pouco mais sobre o assunto para verificar se poderia extrair algo interessante que pudesse ser aplicado em soluções para meus clientes.

Fiquei espantado ao perceber que o assunto vem sendo aplicado em vários dos sites e aplicações de maiores sucessos atualmente.

E não é atoa que a indústria dos Games é uma das que mais fatura anualmente, tendo como Sony, Nintendo e Microsoft os principais players deste mercado.

Mas o que tem a ver gamificação com negócios.

As técnicas/mecanismos de Gamificação vem para ENGAJAR nossos usuários e tornar sua experiência mais DIVERTIDA.

E o mais interessante: gamificação pode ser aplicado a TUDO.

No lado do entretenimento, por exemplo, temos o exemplo do Cartola FC, que possui o seu Hall da Fama com seus mecanismos de pontos e seus badges (são 40) dividos em Categoria Base, Profissional e Super-Craque. A cada rodada o usuário vai conquistando pontos, desbloqueando seus badges, participando das ligas.

Mas ai podem me perguntar: onde está o business no Cartola? O business pode estar no volume de acessos garantidos para o site principal, seus atuais 2 patrocinadores (Burger Kink e Fiat, com espaço para mais 2 ainda indefinidos), divulgação do canal SporTV, etc.

Outros exemplos que utilizam gamificação: Foursquare (pontos, badges, etc), LinkedIn, Chatter, Yammer, etc.

Hoje vi um site educacional onde os usuários criam cursos/aulas, e a cada participação de alunos, ganham pontos que podem ser convertidos em alguns benefícios.

Na área de TI já exitem empresas que possuem, publicam e comercializam suas plataformas para gamificação, permitindo que as empresas integrem estes recursos a seus negócios.

Definitivamente, gamificação é mais um aditivo para amplificar seu negócio. Esteja atendo.

E se você quer saber mais sobre este assunto, a web está cheia  de bons sites e materiais, boas apresentações no slideshare, e bons livros. Conteúdo é o que não falta.

About the Author

sutradi administrator

Leave a Reply