Dicas para entregar Software com Qualidade

Bysutradi

Dicas para entregar Software com Qualidade

Uma das 9 áreas do conhecimento do PMBOK muitas vezes é a Qualidade, que influencia diretamente as demais áreas, como Custo, por exemplo.

Hoje em dia, a Qualidade é ESSENCIAL para tudo que fazemos na vida, todos os nossos projetos pessoais e profissionais. E claro, nossos clientes esperam de nós a MELHOR qualidade em TODAS as entregas, principalmente na ENTREGA FINAL (o software pronto).

Já que qualidade é essencial, sabido entre as partes e nosso entregável é software, o que temos que fazer para ter entregas de qualidade?

Em primeiro lugar, precisamos entender com nosso cliente o que é entendido por ele como qualidade em software. Software funcionando e com qualidade. Apenas isso é suficiente ou além disso também temos que entregar software com menor número de código duplicado, arquivos fontes compactos, documentados, testados unitariamente, …?

Tendo todas estas premissas mapeadas e negociadas, passe para o próximo ponto: PLANEJAMENTO. Sim, faça um planejamento das ferramentas que utilizará para auxiliar com estas validações. Meça. E meça constantemente e em períodos curtos. Existem vários produtos no mercado (muitos gratuitos) que possuem recursos para coleta e avaliação de código.

Tenha como regra entre os desenvolvedores: se algum problema aparecer e o desenvolvedor não conseguir solucionar em até 2h, chame alguém e programem em par. FUNCIONA. Muitos dos problemas são discutidos e resolvidos em questão de minutos.

Não deixe para realizar estas ações no fim do projeto. Fazendo todas estas ações desde as primeiras linhas de código, você verá que a qualidade tenderá a não ser um problema para seu projeto, não impactando as demais áreas do conhecimento.

About the Author

sutradi administrator

Leave a Reply